Resenha por Marcos Zeri Ferreira

Artigos, discursos, reflexões postas em livro, escritas, sonhadas, vivenciadas pelo dr. Feres Sabino, amigo de muitas décadas.

Esse livro expõe às vísceras, a vida política e econômica da cidade e região, como cidadão, no exercício duma advocacia de alto nível. Presenteia-nos com fatos históricos da vida política de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, desde os acontecimentos trágicos de 64, até nossos dias.

É um ser humano duma singularidade especial. Não esconde suas opiniões. Como cronista, sua visão política de advogado militante há mais de 50 anos, fotografa com nitidez a vida política da cidade, do Estado, do país.

Ele sempre honrou a profissão de advogado, homem público, colaborando com a mídia desse país. No Diário de Notícias, mocinho ainda, trabalhou como aprendiz de Celso de Syllos, seu amigo inseparável. Suas crônicas semanais, nos jornais A Cidade, Tribuna e em outros veículos de imprensa. É difícil a gente ter o privilégio de encontrar um amigo do calibre de lealdade igual à do Feres. Tudo aquilo que falar dele é pouco. Tive o privilégio de acompanhar a vida infante de seus filhos José Feres e José Guilherme, num dos períodos mais críticos da sua vida, por ocasião do falecimento da sua companheira Catarina Chibebe Sabino.

Feres colaborou como Procurador, no governo Montoro, dirigiu a Funap no governo Covas, colaborou no governo Quercia e Palocci como seu Secretário de Justiça. Acompanhei a inquietação dos filhos pequenos ainda, sem a presença da mãe, quando ele precisou ausentar-se de Ribeirão, e nesses anos todos a nossa amizade tem sido testada de várias maneiras pela escola da vida, e saído vitoriosa.

Seu trabalho posto em livro revela a figura do Sonhador, do homem que acredita na justiça brasileira, no país que assume a sua posição de celeiro do mundo, não só como exportador de commodities, mas acredita no sucesso do parque industrial iniciado por Juscelino, o nosso Presidente Bossa Nova.

Essas linhas que esboço na tentativa de compreender o Feres, e sua trajetória como advogado, amigo, é muito pouco para explicar a construção duma amizade cuja solidez não esconde as incompreensões de percurso, o ego inflado de cada um, a incompletude que burila no cômputo geral a caminhada como amigos, que já dura mais de meio século. “Da Palavra ao Fato”, o olhar do Feres como advogado, político, amigo leal, raridade no planeta intoxicado pela volta do fascismo repaginado, da democracia emperrada para exercer a justiça social plena…

Marcos Zeri Ferreira é empresário, escritor e ex-presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras.